sexta-feira, 30 de julho de 2010

Encare ela nos olhos

Com sintomas parecidos com chilique, frescura ou simplesmente manha, depressão é sim uma doença. E ela te traga. Consome aos poucos toda tua força interior e te coloca a fazer loucuras até que você não tenha mais forças e chegue ao fim, seja simplesmente vencido por ela. Para alguns a desistência é rápida e a conseqüência dura, para os mais fortes, os danos não são menos brandos, porém a vontade de permanecer aqui te coloca numa disputa com a vontade de desistir.
Não é fácil explicar como começa, e nem sempre ela transparece para até os mais próximos. Em sua maioria quando descoberta, já é ápice.
O choro constante, a angústia e o medo viram companhia. Torna qualquer adulto na mais frágil das crianças, te faz dormir de mãos dadas com pai e mãe com medo do invisível. Trava tua resposta quando alguém pergunta o que está acontecendo.
Vencer o que muitos teimam em não chamar de doença é difícil, embora não impossível, necessita que você busque força de onde nem se imagina que tem, e muitas vezes o estralo para o acordar do pesadelo real vem com pancadas mais fortes. Perdas te dão o toque que é preciso existir e insistir. Te prova por a+b que a vida é linda, e que você faz parte dela e que ao contrario do que os pensamentos atordoantes dizem és sim de muita importância para as pessoas que te circulam e é justamente o sofrimento não escondido delas que te fortalecem. O olhar dos pais querendo trocar de lugar só pra proteger-te de tanto sofrimento, o cuidado, o afago te faz crescer por dentro.
É como reaprender a andar para quem está com as pernas fracas, tudo treme! Sequelas ficam, te assombram constantemente. Para quem já sobreviveu a ela até a palavra recitada distraidamente torna-se apavorante.
É como se a morte tivesse razão quando ela narra sua estória no Livro A menina que roubava livros, onde diz que alguns seres humanos encaram ela nos olhos e de frente e esses vencem.

domingo, 18 de julho de 2010

Sem reciprocidade


Quando a gente tem alguém do lado esperamos companheirismo deste. Se não tem companheirismo e nem amizade, para que serve esse amor? Paira a dúvida. Não, não vale a pena o esforço sem reciprocidade. Apesar de o dito popular afirmar sempre que pancada de amor não dói, há quem não concorde.
Tal qual meu bom Alceu, talvez seja a hora de olhar com todo o cuidado para todos os lados do seu coração. Talvez você respire e reveja, ou se for o caso, em quanto há tempo corra! Aí você evita finalizar chorando entre a cama e o coberto.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O poder de um sorriso II

Segundo melhor sorriso da minha vida: amanhã volto pra casa!

Alicerce


Meu coração já não aguenta tamanho susto. Pensou ela horas depois que tudo aconteceu. Mas logo percebeu que acontecimentos ruins e por nós inevitáveis tem o dom de unir pessoas ainda mais. E ela que nunca havia passado susto maior, viu pela primeira vez o medo que todos sentiram por um desmembramento da família. E apesar de tudo que passara naqueles dias tão duros, sentiu como nunca quão grande é a união de seus entes queridos. Que bom ter um alicerce grande e seguro. Ter quem abraçar num momento de aflição é dádiva de Deus, embora nem todos compreendam o privilégio recebido.
E em oração tornou a suplicar permanência grande de famílias como a sua: feliz.
E apesar do pedido lembrou do que mais gostava de dizer depois do amém:
sem pedidos só agradecimentos.

domingo, 11 de julho de 2010

O poder de um sorriso

Hoje recebi o melhor de todos os sorrisos em toda minha vida: o da constatação de um não derrame.

sábado, 10 de julho de 2010

Pequena declaração de amor


Acidentalmente como num destino traçado, ou talvez força do acaso.
Meio um você pintou como um sonho e eu fui atrás com tudo.
Com grande prazer, sem pressa na hora, mas com dias e noites assim.
Leve e louco.
Aproveitado e tocado.
Eu a caça e vc o caçador ou vise-versa sempre que um quiser.
Sem mistérios na paixão, apenas sendo.
Relembrando o princípio, vivendo o meio e não esperando o fim.
E se isso são coisas do amor, sim eu estou vivendo em outro mundo.
E jamais direi não.
Não fugirei de vc que é sem dúvidas o meu paraíso.