sábado, 19 de outubro de 2013

Uva engorda?


Hoje no trabalho me deparei com uma conversa (feminina) sobre o que comprar para uma “dieta”, é claro que logo falaram que uva não, por que ela engorda. Sorri de longe, achei engraçado como as pessoas rotulam as coisas e fazem disso um ato quase que sagrado. Queria eu que os hábitos saudáveis fossem também , ou tão bem, tratados assim, com tanta veracidade como os mitos e ditos populares. 
De acordo com a TACO (tabela brasileira de composição de alimentos da Unicamp), 100g da mesma tem em média 49 e 53 kcal, do tipo Itália e rubi, respectivamente, aporte calórico equivalente a 100g de maçã ou pera por exemplo.
Todavia a mesma tem um índice glicêmico alto, e eleva a resposta da insulina (hormônio anabólico) no nosso organismo, deixando-a em picos altos, mas com quedas rápidas. Sendo bastante recomendada para ingerir após um treino, é claro que com moderação. De tabela você ainda leva o resveratrol um poderoso antioxidante, além de outros bons benefícios.
O que não dá para engoli é que depois dos doces, industrializados e frituras ao longo do dia você me venha colocar a culpa na pobre da uva. 
T.H

Nenhum comentário: