quinta-feira, 17 de abril de 2008

Na bagunça do dia-a-dia


Assaltaram a gramática
Assassinaram a lógica
Meteram poesia na bagunça do dia-a-dia
Seqüestraram a fonética
Violentaram a métrica

Tal música me trouxe lembranças hoje...
Há uns 3 anos um amigo de MSN me fez ver como eu estava matando sem pena alguma, a pauladas, socos e ponta-pé o meu bom português da época de vestibular (a saber: fechei a prova de português das duas fases e tirei uma ótima nota em redação). De cara fiquei enlouquecida e morta de vergonha também, os erros eram graves e ao mesmo tempo hilários (confesso).
Um dos mais graves e inesquecíveis foi quando esse mesmo amigo em uma conversa que nem me lembro mais, disse para eu pedir algo ao meu pai. E eu prontamente respondi: ta, eu pesso!! Sim, sim. Conjuguei assim o verbo pedir!!!
Meu amigo, acredito eu, quis se matar no outro lado do PC. Salientando que: o bonito é jornalista e filho de professor de português. Nada chato, nada mesmo. Hehehe. Mas ele logo me deu uma resposta ao perceber que eu nem me toquei do maldito erro. Disse: se você pedir desse jeito ele num vai te dar nuuuuunca. Só ai, eu me toquei do meu pobre ato insano.
Foi o fim, meu estopim, quis me matar, fiquei entre minha vermelhidão de vergonha e minha crise de riso.
Passado algum tempo pude perceber que esses assassinatos eram comuns em outras pessoas também. Até meus dois amigos (um boy e uma girl) do tipo Estudante Pastor, aquele que não tira o livro debaixo do braço e sabe decorado cada milímetro dele, cometiam vários erros grosseiros. A girl conseguiu escrever PROFICIONAL e o boy soltou um CONCERTEZA. E é bom dizer, e me orgulho muito disso, que eu corrigir os dois.
Aim-aim! Estou salva, logo pensei.
Fico-eu-a-pensar-com-meus-poucos-neurônios-funcionais: se nós que aprendemos português sem a influência da internet no nosso B-A-Bá, cometemos tantos erros em função do uso da net, imaginei eu como anda o português das cyber crianças...
Melhor msm nem comentar...
Salvem as cyber criancinhas.


14 comentários:

Abraão Martins disse...

Entrei às pessas no seu blog quando percebi que ainda era leitora do meu, me deu vergonha de reconhecer que nunca mais li o de ninguém :( , mas prometo ser mais assíduo, dar exemplo... beijos

Céu disse...

Muito ou pouco es sempre bem-vindo , Jr!

Bjo-procê

Anônimo disse...

Isso é um assunto complexo
eu comentos erros, mas não porque não sei, falta de atenção mesmo :)
eu sou chata com essas coisas de: "Vou de a pé";"Eu vi ela"
isso me mata :D

;*

Abraão Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Abraão Martins disse...

Adorei o top do aseu blog, imagens que nos deixam à vontade pra pensar em mil palavras.

Céu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lily disse...

Olá..valeu pela vista no meu blog...afinal de contas é sempre bom receber gente nova...Aninha sempre terá boas vibrações, só basta ele querer ter..Vou add seu link na minha lista, pode ser?
bjus e fique com Deus

Céu disse...

"valeu pela vista no meu blog...afinal de contas é sempre bom receber gente"

Lily, visitas forever and ever

a-d-o-r-o gente nova tb,

Não soh pode como vou add o seu tb.
Bjo-procê e fica c Deus tb

Céu disse...

Nane, complexo, complexo!!
Mas o q quis dizer é que na bagunça do dia-a-dia a gente leva esses erros na mochila. Lembro q um dia na prova escrevi NAUM várias vezes. Não por não saber escrever, mas pelo hábito de não usá-lo com freq6uência.

Aliás, um retorno ao bom português e uma mexida na criatividade foram os motivos q encontrei para voltar a escrever em blog!
O caso estava sério, mas tem melhorado pela prática de postar aqui.

Jr, Gostou!!! Que bom...

Bjo-procês-dois

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BioUniverso Digit@l disse...

Thially, achei teu blog sensacional!

Demorei pra ver teu comentário porque estive afastada da net por uns tempos :)

Realmente essa Língua Portuguesa nos prega peças... O que eu acho engraçado são as cacofonias, tipo "um por cada", isso sim é mto cômico mesmo!!!

Legal achar uma colega!!! Bjocas!!!

Céu disse...

Kellen!
Confesso que demorei a lembrar, mas lembrei!
A menina do belo blog de biologia.
Seja bem-vinda aqui no Céu
O UM POR CADA realmente foi ótimo.

Ah, roubei um texto do teu blog, lindo por demais!!!

O(s) teu(s) blog(s) tb é(são) ótimo(s), só conhecia o de biologia, mas agora conheço os três. :)
Bjo-procê.

Miguio disse...

Mais um post ótimo!

Roubei novamente!

Eu vivo cometendo esses erros que a gente sempre culpa o MSN!

Naun eh msm? KKK

Beijo

=)

Céu disse...

A culpa eh toda do MSN!!!! Calaroooooooooo hahahahahaha
\o/\o/

Bjão-pra-ti