domingo, 8 de agosto de 2010

Shangri-la


Contando que todo mundo sonha com um lugar ideal, aquele sim parecia o seu. Um Shangri-la em plena cidade grande. Sim, para qualquer amante da natureza a promessa de 45.000m 2 de área verde parece sonho. E embora a paisagem do progresso estivesse por lá, o cuidado era tão grande que até os nomes dos edifícios caiam em graças ao falar de fauna e flora, soava bem dizer que morava no beija-flor, arara, papoula ou num tal jasmim. Era como se isso devolvesse um pouco da beleza natural das coisas.
Embora conhecesse apenas de nome, ousou falar do seu lugar encantado a quem um dia lhe perguntou sobre um lugar legal pra morar. Não revelou que era seu sonho estar ali, fincar raízes e produzir frutos tais quais todas as belas árvores que faziam moradia no mesmo terreno.
Sem esperar recebeu do mesmo amigo o convite de visitar o local, e o que fora descrito em folders de apresentação terminou enfim diante dos seus olhos. Incrível, o ar tinha cheiro de pureza e os passarinhos cantavam o tempo todo, reparou nas imensas árvores e nas formigas andando em trilha pela terra, que não era escassa por lá. Era mais sonho do que no próprio sonho.
Depois do deslumbre percebeu que estava sem graça diante do amigo, que para ela era mais que amigo, mas que por respeito a decisão do mesmo, quis chamar-lhe assim. Pra disfarçar o rubro do rosto, que teimava em aparecer, decidiu continuar escolhendo o nome da torre ideal para o seu humilde apartamento, brincava. E tratou de escolher o mesmo pelo nome de uma das flores que mais gostava: jasmim. Sua imaginação (um pouco fértil) foi interrompida pela presença do amigo não amigo, que falava as tantas com o corretor que mostrava o paraíso.
Sentiu-se feliz pela curiosidade do amigo não amigo, que tão preocupado em fazer perguntas, não percebeu quando os olhos delas revelaram em um sutil fio de lágrima, o lamento da possibilidade de o amigo não amigo fincar sua raiz sem produzir e dividir os frutos com ela. O sorriso espantou a lágrima teimosa que queria estragar a sua “descoberta” e dia.
E para quem perguntasse, poderia dizer que o paraíso agora tinha nome, e que era aqui na terra.

Nenhum comentário: