sábado, 12 de janeiro de 2008

O xixi da cerveja

E quem nunca após tomar algumas cervinhas sentiu sua bexiga quase estourando de tanto xixi? E pior, depois do primeiro xixi da cerveja, a gente não consegue mais suportar o danado por muito tempo! Então passamos o tempo todo bebendo e correndo pro banheiro.
Saco!
Ahhh. Mas todos nós sabemos que o álcool, digamos, atrai o xixi. Neh verdade?
É, é verdade sim.
Então por que existem bebidas com teor alcoólico muito maior que o da cerva e não dar a vontade danada de fazer xixi? Assim como o uísque (whisky) e a boa e velha pinga.
Oras, por que o xixi é da cerveja.
Então vem, senta aí, que a biologia explica.
Existe algo que chamamos de osmolaridade (que se refere a partículas osmóticas ativas). A osmolaridade da cerveja é zilhões de vezes maior do que a do nosso sangue.
Lembrando da boa e velha aula de biologia do colégio, a água tende a sair do meio menos concentrado para o mais. Então quando ingerimos a danada da cerveja, com sua osmolaridade gigantesca, ela sai levando toda nossa água com a porra-louca. Como o álcool da cerveja já esta atuando em nosso corpitcho e estar inibido a ação do ADH, hormônio anti-diuretico ou vasopressina (hormoniozinho humano que é secretado quando o corpo está com pouca água, fazendo com que os rins conservem água, concentrando e reduzindo o volume de xixi).
A diminuição do ADh + a osmolaridade da cerva = menor absorção de água pelo sistema urinário, formando o bom e velho xixi da cerveja, ou seja, urina super diluída.
É claro que em condições normais o álcool seria metabolizado pelo organismo, mas como nós mortais, que não resistimos uma cerva, temos o incrível defeito de beber a cerva de forma anormal...

Pequena dica: quando estiver bebendo ingira sempre muita água. Irá diminuir aquela sensação de “ Quero Morrerrrrrr” do dia seguinte.
Curiosidade: Há quem diga que os empresários ao saber desse fator biológico, aumentam a osmolaridade da cerva fazendo com que a gente faça mais xixi e sinta mais sede, como um bom pinguço mata sua sede com outra cerva gelada...

Então o lema é: beber, cair, levantar e mijar.
=)



Texto postado no antigo blog em 21 de dezembro de 2007.


3 comentários:

Miguio disse...

KKKKKKKKKKK

Vou roubar esse seu texto e publicar no meu blog!

Beijo

=)

Céu disse...

Fique a vontade Miguiooooo
Isso foi uma aula de fisiologia hahahahaha
espero não ter pecado na biologia hahahahaha
Bjossssssssssssss
;)

Anônimo disse...

Nossa mto bom venho acompanhado seu blog a algum tempo ja gosto mto de ler ele.. e olha q eu n so fã de ler...
as que eu mais gosto e as do telefone